sábado, 24 de abril de 2010

É tanta informação...

Pesquisando para um outro post, comecei a selecionar imagens que me chamaram a atenção.
Hoje a quantidade de informação é tão grande, as tendências são tantas, que as vezes, a impressão que se dá é que a melhor solução é doar tudo que se tem no closet (ou no bom e velho guarda-roupa) e comprar tudo novo, ou sair correndo atras de um bom brechó.
Eu tenho pensado muito sobre as boas aquisições, aquelas que vivem durante muito tempo no nosso armário e que nunca fazem feio.
Bons e poucos investimentos sempre valem mais do que vastas compras de baixo preço.
Não sou contra lojas de departamento, seja H&M ou C&A, são ótimas, assim, como lojas de marcas não famosas do Bom Retiro, pelo contrário, são elas que nos permitem variar e aprontar mil combinações com as tais "peças-investimento".
Também não concordo que peça boa tem de custar caro, quem tem uma boa costureira, ou sabe procurar sabe do que estou falando.
Achei muito legal a entrevista da Cristiana Ventura, a Blondie do Fazendo a Egípcia, no site da Lilian Pacce (leia aqui), pois além de gostar das peças da marca dela, Hoxton, gostei do fato dela ter como proposta vender roupas a preços acessíveis. Por exemplo, a matéria informa que a peça mais cara da coleção passada, um caftan de seda custava R$ 215,00.
A quem interessar: esse post não é pago, não ganhei nem comprei qualquer peça da Hoxton (o que pretendo fazer assim que ela tiver uma loja), eu não conheço pessoalmente a Cristiana, só através da internet, mas eu aprecio não só o jeito dela escrever, mas também as peças que ela produz.
Eu sou assim, ano passado em outubro, eu fiz quatro posts sobre a jornalista Ana Clara Garmendia pelo simples fato de admirá-la muito. Se puderem, leiam!
Mas, voltemos ao post sobre coisas que tenho visto, que já estão se usando, e também sobre o que começa a aparecer.

Meia-calça com sandália. Amo!! Eu tenho usado e gosto muito.
O legal, como se vê na foto acima, que não necessariamente precisa ser "a sandália da estação". Você encontra no armário algo que sirva para por a moda em prática.

Meias mais grossas com open boots ou seria uma sandália?
E olha ai a cor que mais está em alta: caramelo e todas suas nuances. Dessa vez usado com cinza.

Acho lindo esse visual. O que tem ai de "ultimo grito fashion" (acho tão cafona e ao mesmo tempo engraçada a expressão)?! Uma calça simples, uma camiseta e um paletó, a diferença são as open boots.
Para mim, uma opção digna para pessoas desprovidas de altura (para usar um termo politicamente correto e cafona) é usar esse tipo de sapato com calça.
Como disse a Sissi do Commode esses dias no twitter, respondendo a Rê Nogueira, do Eu Amo Chanel (que comprou uma ankle boot não gostou e trocou por uma sandália): ankle boot é praticamente um açougue: achata, engorda e corta.
Vale tanto para as open quanto ankle boots.

Para quem tem pernas longas ou muita confiança no borogodó, use assim, com saias curtas.
Não sabe o que é borogodó? Vem de uma musica da Rita Lee que diz: confio no meu taco, o meu borogodó é do balacobaco. Essa é minha frase no orkut. Alguem ainda acessa isso?
Continuando...

Vermelho, que também está forte esse ano, e a nova mania: meias trabalhadas.
Não é um look caro.
Quem não tem um simples suéter?! Se não tiver, corre na Zara, que sempre tem várias promoções das mais variadas cores.
Meias trabalhadas estão em todas as lojas, tenho lido muito sobre a fragilidade de algumas marcas, que duram exatamente uma única usada, mas não custa procurar e testar.

Antigamente mantô, hoje capa, esse tipo de casaco tem aparecido muito, em todas as versões, seja a curta como o da Betty na foto acima, seja o longo.
Tudo depende do inverno da região onde você mora.
Esse sim é um investimento para toda vida, eu acho que casacos sempre são, você usa por vários anos.
Militarismo...sempre existiu e hoje é febre.
As vezes divago: será uma expressão da moda dos tempos que vivemos?

Seja ou não, já apareceu e continua aparecendo nos editoriais em maio.
Até Gisele se rendeu, em um belo editorial sobre o tema na Vogue Korea.

Daria Werbowy na Harper's Bazaar espanhola, de maio, usando casaco e cortunos.

Até os saltos entraram na onda militar, esses, no caso são Alexander McQueen.
E olha a capa novamente, essa é Chloé.

E esse é um jeito muito bonito e simples de entrar na onda militar, sem parecer figurante de "Guerra ao Terror"... moda pra vida real.
E o poncho de Darla Baker na Marie Claire americana de maio?
Seria o Gauchismo o novo Militarismo?
Lembrando que Baptiste Giabiconi já apareceu usando bombachas no ensaio fotografado por Karl Lagerfedl na Vogue alemã de abril, que eu falei em outro post.
E o bichismo? Eu amo esse modelo de casaco!
Lembrei que eu tinha um em 1999, ano que mudei para Curitiba, e eu usava muito!
Onde foi que eu encontrei um casaco desses nessa época, que nem estava se usando? Mandei fazer! Amava, era ótimo.
Eu não sei por onde ele anda... as roupas que eu não uso mais, acabo enviando para minha mãe em Campo Grande, que trata de distribuir.
Volta e meia, eu me orgulho muito de ver algo que já foi meu tão bem aproveitado.
E para quem acha o casaco demais, ai uma maneira simples de usar e, novamente, com ankle boots.

O que dizer do caramelo? Parece que muitas, assim como eu, andam encantadas com a cor.
Perceba que nada do que é usado na foto parece ser tão dificil de achar ou parece tão exclusivo e acessível a poucos.

Casaquetos... já usei muito! Tenho visto bastante, até mesmo Anna dello Russo apareceu usando dias atras.

A moda que Mademoiselle Coco Chanel nos ensinou a usar está de volta.
Perfeito para quando não esta tão frio que se exiga casacos.
Essa foto eu só coloquei em razão do casaqueto, pois, não gosto da calça.
Na verdade não gosto de calça que cobre totalmente os sapatos... mulheres sem pés me dão agonia.
Agora, algo que falaram muito que se usaria mas tenho visto pouco.

Calça jeans de lavagem manchada.

São poucas as que aderiram a essa modice.

Shorts de couro...será que pega?
Eu não vou usar, por questão de proporção corporal, o combo: perna grossa +pouca altura não tornam o uso bermuda de couro algo bonito ou elegante.
Continuando a miscelânea, você acha botas de montaria so last season e que ninguem vai usar?
E cansou de tachas?

Christian Louboutin não pensa assim e misturou tudo, e ainda colocou no seu anúncio da coleção de inverno 2010, a versão na cor branca (Xuxa já encomendou a sua).
Ou seja, use sua bota montaria a vontade e se alguem quiser "dar de entendido" e falar que você está por fora, seja fina e peça para pessoa se atualizar mais, porque hoje, tudo está na moda.
Inclusive, essa semana no Eu Amo Chanel tem um post ótimo mostrando várias botas de cano alto.
E a estampa da estação? Gaivotas da Miu Miu! Será Hitchcock na moda? Lembrando que as mulheres dos filmes dele usavam o visual austero que representa o momento atual.

Essa coleção da Miu Miu (praticamente todos os modelos) apareceu em diversos editoriais e já circula nos pés de algumas famosas.
Ainda não vi, mas tenho certeza que logo surgirão versão inspired.
E para terminar uma foto que amei.

Achei linda a foto dessa italiana. A calça é um modelo clássico, a regata é simples e ela tornou tudo muito charmoso com acessórios muito bonitos e aparentemente nada grifados.

18 comentários:

mood.board disse...

Sil, como é gostoso ler teus posts.
Sobre as ankles, eu ainda tenho que ver e experimentar. Sempre soube que ela era uma peça muito perigosa.
Tenho ainda que estudá-la apesar de achar linda.
Calça de lavagem eu não posso nem ver. Acho estranho, tenho um jeans que se tornou ''calça de lavagem'' com o tempo e odeio ele! kk
Gosto do militarismo, mais sem exageros, igual a história das taxinhas. Taxinha demais fica muito bizarro.
No fim das contas, tem como a gente usar tudo o que está in sem ficar feio nem gastar horrores. O segredo é ser sensata.

Beijos
=*

Sil Nascimento disse...

Oi Alê obrigada pelos elogios eu também gosto muito do seu blog! Ankle eu tenho uma antiga, e não é facil mesmo. Calça de lavagem me lembra anos 90 e na época eu não usava, agora, continuo não usando..rs.. Tudo em excesso fica bizarro, não é?!
E a idéia do post foi justamente essa, tudo é possível usar e nada do que está na moda hoje é tão novo assim. Bjs

MANUPINK disse...

OI SIL , ADOREI SUA VISITINHA NO MANUPINK! PEGA LÁ O MEU SELINHO OFICIAL!BJOKAS.

Renata Nogueira disse...

Amei seu post, Sil, aliás, vc arrasa sempre! Escreve tão bem e de um jeito tão fácil da gente ler...parabéns!
Tem peças que se pagam pelo tanto de vezes que as usamos e por isso são um ótimo investimento e isso vale tanto pra cara quanto para barata. Adoro essa democracia da moda! Ah...e é legal tb poder ver e aceitar que algumas tendências não são para todas, meu caso com a ankle...
Bjs!!!

Sil Nascimento disse...

Manu, obrigada pela visita, vou passar lá. Bjs
Rê, que legal ouvir palavras assim de vc que muito admiro! Obrigada. Realmente, tem investimentos que se pagam e nem tudo que tá na moda serve para gente. Eu tenho uma ankle, mas sempre usei com calça, pra mim, também não rola usar com saia..rs. Bjs

Kaira disse...

Adorei a comparação com o "gauchismo", até porque eu acho que mesmo as famigeradas "saruel" lembram muito as vestimentas mais tradicionais do gaúcho, as botas montaria... tem um look de J-Lo no Japão que parece recém saído da Semana Farroupilha! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
De qualquer forma, a não ser o poncho, eu passo, com louvor!
Bjs!

Sil Nascimento disse...

Kaira, gostei é da sua comparação da saruel..rs. Vou procurar essa foto da J-Lo não vi ainda, deve estar uma coisa...Lá no MS, quando criança usei muito poncho! E descobri que eu tenho um claro no armário, nem lembro a ultima vez que usei..rs Certeza que em SP nunca usei, então, agora ou eu entro na onda e uso ou vou doar. Bjs

Kaira disse...

Aqui tem a J-lo:
http://media.hollyscoop.com/Images/PGImages/94572192---jennifer_lopez_spl89052_003.jpg
E aqui algumas peças da Ralph Lauren:
http://4.bp.blogspot.com/_Q8aC3NQGaNs/Smd-N00LJCI/AAAAAAAABhQ/PIf0XpTvvyE/s800/Cal%C3%A7a+de+paetes+Ralph+Lauren.jpg
Esta última imagem é "Renato Borguetti" total, kkkkkkkkkkkkkk...
Bjs!

Sil Nascimento disse...

Kaira valeu pelas fotos! Realmente, Ralph Lauren Borguetteou. Bjs

mood.board disse...

Me acabando de rir com o comentário da Kaira!!!
kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Siiiilll!!!
Muito obrigada pelos comentários!!!
Não pude deixar de sorrir ao ler seu post na Lillian Pacce!!! :]
Muito gratificante saber que meu trabalho está tendo um retorno e fazendo com que as pessoas se interesse. A questão do preço é uma tarefa árdua. Produzir peças com qualidade e preço baixo no Brasil ainda é muito dificil, mesmo com a redução do imposto a diferença continua muito pequena na hora de repassar, fora toda a questão cultural de que "brasileiro gosta de pagar caro". Acaba sendo um risco produzir roupas a um custo acessivel, mesmo assim, espero conseguir manter os custos assim durante um bom tempo!
Muito obrigada, mesmo! De coração!
Mtos beijos,
Cris.

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sil, eu quero primeiro dar parabéns. É impressionante como você é rica de conteúdo. Os seus posts são aqueles raros que me fazem parar para ler - o que inclui pesquisar em outros sites, anotar coisas, pegar fotos de inspiração, mudar de idéia. Demais!!

A minha impressão é de que a gente se diverte com tendencinhas, mas no fundo o belo é sempre o que é belo MESMO. O fato é que ankle com saia, por exemplo, hoje em dia é legal, mas será que é realmente bonito esteticamente falando?

Eu não sou contra usar ankle ou qualquer outra tendencinha (aliás, eu uso me divertindo!), mas sinceramente o que me encanta de fato os olhos são looks que são realmente bonitos. No Brasil, por exemplo, é a diferença entre a Débora Secco e a Luiza Brunet. A primeira pode ser legal pq vomita tudo que está em alta. A segunda é bela.

Por isso na hora de comprar itens fundamentais - como saia lápis, calça de alfaiataria, bons caedigans de cashemere, blazer, etc - eu sou a favor de recorrer a lojas que ofereçam de fato boa modelagem e bons tecidos.

Bjocasss

Anônimo disse...

Que post ótimo! Também adoro a combinação meia-calça com sandália. E nem precisa ser a última tendência de sandália, como você falou. Acho lindo!

It Guéls disse...

Sil, adorei demais esse post! Parabéns! Eles estão cada vez melhores....uma delícia de ler MESMO!

E lendo sua matéria, penso q nada como ter uma mãe louca como a minha que guarda suas melhores aquisições desde o final da década de 70!
Vira e mexe pego peças de lá que estão super in!!!! Parece mentira, mas não é! Mommy tem legging texturizada,colete rocker com tachas, aliás, ela era fã do tachismo, final, meu pai era roqueiro e minha mãe, praticamente uma grouppie (sei lá se é assim q escreve)..tem uma jaqueta jeans perfecto (pasme),casacos luxuosíssimos (nada de acrílico), vestidos de ombro único e sapatos (Czarina, olha só!) que hj vejo na vitrine da Schutz e Arezzo...é mole????

Não!

É a moda q não tem mais pra onde correr e vive de releituras !!!!
E eu?! Vou aproveitando as peças vintage de mommy e fazendo a phyna, pq muita gente já chegou a me perguntar onde as comprei!!!!
Acho demais!!!


bjus, flor...arrasa!!!!!

Karol Nogueira disse...

tb acho liiiiiindo meia calça com sandália!

liduh disse...

Oi Sil!
São realmente muitas informações e tendências hoje em dia, tem que saber "dosar" na hora de compor o look, pra não errar feio:) Adorei seu texto!
Beijos!

Sil Nascimento disse...

Meninas, desculpem na demora em responder aos comentários, mas o início da semana foi um pouco anormal, envolvendo minha saúde, mas já estou "novinha em folha" (expressão da minha avó) e cheia de idéias para novos posts!
Cris (Blondie) estou aqui torcendo por você e pela Hoxton, para que sacudam o mercado brasileiro, não só com originalidade mas com essa nova proposta. Sei que não é nada fácil, mas que bom que vc está tentando. Bjs da sua super fã!
Sissi, você é demais e é muito engraçado como acho que temos coisas em comum, pois sua maneira de pensar combina com a minha. Bjs e obrigada.
Camila, é tão bom quando algo está se usando e é facil de adaptar com o que já temos, não é mesmo?! Ando mega fã de sandália com meias.
It, como você é sortuda! Minha mãe também ainda tem bastante coisa legal no armário dela. Vestidos dos anos 70, sapatos Czarina (hahahaha tem uns ainda na caixa), tudo lindo. O único problema é que eu tenho de altura 10 cm a mais que minha mãe (não sou alta, ela é que é mais baixinha que eu) e devo pesar uns 30 quilos a mais do que ela pesava naquela época. E eu calço 37 e ela 36. Ou seja, uso o armário dela como objeto de pesquisa: trench coat, casacos, vestidos, macacões (ela tem uns bem legais). Aproveite mesmo, e sua familia deve ser muito legal! Eu li uma entrevista sua e achei tão bonitinho a maneira que vc se descreve. Temos de marcar aquele café! Bjs
Karol, é lindo mesmo e eu acho que é uma maneira de você ai em Recife aproveitar as tendencias do inverno, não é mesmo? Porque as outras modinhas já dificulta mais. Bjs e obrigada pela visita!
Liduh, acho que tendencia devia vir com o seguinte aviso: use com moderação, doses excessivas podem prejudicar sua reputação fashion..rs.. Obrigada e beijos

Anônimo disse...

Sil, sabe que, com todo esse búmero gigantescos de informações eu ando mais básica do que nunca?
Sem saco para ankle boots e todo esse tanto de trends, sabe?
Eu enjoo da mesma maneira que gosto e quando a coisa fica sendo "martelada" então, não tenho paciência...