domingo, 23 de maio de 2010

Mulheres e Sapatos

Depois de dias de muita correria, consegui finalmente fazer um post!
Há dias atrás, a Pat Camargo, do engraçadíssimo Eu Vou Chamar um Taxi, sugeriu no twitter que eu, Sissi do Commode, e a De Chanel na Laje, escrevessemos sobre sapatos, ou melhor, saltos e sapatilhas.
Na hora eu me animei e por isso esse post. Mas, aguardo a versão das amigas blogueiras.
Pois bem, começo contando minha história com os saltos.
Não lembro quando comecei e aprendi a usá-los, mas sei que foi durante a adolescência.
Minha mãe sempre gostou de sapatos, tinha vários lindos, saltos agulhas, e toda vez que eu tinha uma festa e ia a uma loja comprar algo novo, o que me encantava eram os de saltos altíssimos.
Eu tenho, desde aquela época, a mesma altura 1,64m e, portanto, saltos sempre foram a melhor forma de conseguir levar a vida sem o menor complexo de "baixinha", mesmo sabendo que minha mãe gerou depois de mim dois meninos, um que atingiu 1,80 e outro 2m., ou seja, a natureza poderia ser um pouco mais bondosa e ter me concedido mais 10 centímetros.
De qualquer forma, os saltos sempre foram meus companheiros e fizeram que eu nunca sentisse falta dos tais 10 centímetros.
Também nunca fui daquelas que não tira salto nem na praia ou academia.
Eu não tenho a musculatura atrofiada em virtude de sempre andar de salto.
Para mim, chinelo de praia é havaianas e eu nunca tive um tênis das Spice Girls.
Alguém se lembra daqueles tênis com plataformas? Hoje tem até uma versão que diz ser uma forma de ginástica, que ajuda a melhorar o bumbum, entre outros benefícios.
Quando mudei para Curitiba - PR e fui morar com mais 3 amigas, uma delas tinha uma considerável coleção de sapatilhas e nenhum salto. Uma das primeiras coisas que falei para ela foi: Ok, você já tem 21 anos, acabou de se formar, já passou no exame da OAB, portanto, já é uma advogada. Assim, por mais que sapatilhas sejam confortáveis e práticas, está na hora de você incluir algum salto em sua vida, nem que seja, para sair a noite.
Importante: ela tinha a mesma altura que eu, ou seja, não era o caso da menina alta complexada que achava que nunca poderia usar salto.
Uma grande bobagem na minha opinão, pois, acho lindo mulher alta de saltão.
Bom, em Curitiba meu primeiro emprego foi como advogada assistente de uma bela profissional, que foi minha professora na primeira pós que fiz, e eu e minhas amigas admirávamos como ela estava sempre linda e arrumada, sem parecer aquele tipo certinho, mesmo as 9hs da manhã de um sábado marcando temperatura beirando a 0 graus Celsius.
Nessa época, mesmo sendo uma pessoa que ama cores, por contenção de despesas, os meus sapatos eram pretos, pois eu acreditava serem mais fáceis de combinar e duráveis.
Pois ela, que era louca por sapatos, não suportava os pretos sem nenhum diferencial, e me explicou que muitas vezes, o marcante no visual vinha dos pés.
Para ela, sapatos coloridos permitiam que você se destacasse positivamente, mesmo usando um terninho igual ao de milhares de outras mulheres (sim, ternos são uniformes de muitas advogadas, principalmente quando se está começando).
Na hora, lembrei da minha mãe (também advogada), que apesar de ter vários sapatos pretos, também tinha uma considerável coleção de coloridos.
A partir de então, nunca mais consegui comprar um sapato totalmente preto e básico.
Hoje olhando os que tenho, apenas 2 são totalmente pretos: uma bota, que tem um efeito enrugado, e uma sandália de tiras. E ainda, eu ganhei os dois, ou seja, passados mais de 10 anos, continuo não consiguindo comprar algo preto
O mesmo vale para bolsas, eu só tenho uma preta, de festa, com um belo fecho de strass.
Assim, resolvi falar daquilo que mais me atrai, sapatos diferentes. O que não significa, necessariamente, que habitem meu closet (armário, melhor dizendo), mas sim, minha lista de desejos.

Sapato preto para mim tem de ter um toque diferente, como o modelo acima.
Muda completamente o visual.

Amo sapatos cor de rosa, seja do tom mais forte, como o pink da esquerda, esse tom de rosa antigo do meio, ou mesmo o clarinho da direita.
Tornam o modelo por mais básico que seja, mais bonito ainda.

Azul é uma das cores mais faladas nos últimos tempos, e em qualquer tonalidade chama a atenção.

Sou fã de amarelo!
Ainda falando em terninhos, a cor em um conjunto pode lhe deixar parecendo uma gemada ambulante, agora, nos pés ou em uma bolsa tornam o visual alegre e elegante.

Lembrando, sapatos coloridos não são difíceis de combinar nem exigem visual monocromático.

Olha que lindo esse modelo vinho usado com uma calça colorida!

Sapatos vermelhos lembram um visual sexy? Ou Dorothy em o Mágico de Oz?
Nem sempre.
Existem os para o dia-a-dia e Marc Jacobs consegue fazer modelos divertidos que ficam ainda mais interessantes nessa cor.

Ok, você achou o modelo de plataforma e coração muito a la Carmen Miranda? A moça acima ensina uma forma de usar sapatos vermelhos com elegância e simplicidade.

Se eu gosto de amarelo, obviamente, também amo os dourados.
Falando em sapatos, eu lembro de uma cena do filme In Her Shoes (Em Seu Lugar), em que a personagem da Toni Collette (ah sim, uma advogada), que tem problemas com seu peso e aficcionada por sapatos, explica que eles são excelentes pois independente do seu "tamanho" você não corre aquele risco de não servir, ficar apertado... algo assim.
Para mim, isso é uma grande verdade e explica porque mulheres gostam tanto de comprá-los, não importando o manequim que usa.
O lado bom é que hoje em dia, tudo que está na moda é possível ser encontrado nesse acessório.

Você está a fim de usar renda, mas acha que no seu ambiente de trabalho não fica bem, ou não encontra um modelito que lhe agrade? Procure nos sapatos que vai encontrar!
E que tal dar uma nova cara para aquele seu vestido de festa, que é basicamente um uniforme em casamentos e afins? Um belo sapato faz toda a diferença!

Até gosta dessa onda de militarismo, mas não está a fim de investir numa roupa com essa inspiração? Que tal um sapato? E não precisa ser um coturno!!

Ah os paetês!!! Enquanto estão todas usando o mesmo modelito "vestido de paetês," você se destaca usando os nos pés.
Por mais simples que seja a roupa, isso não vai afetar em nada o seu visual.

Já postei essa sandália antes, mas não me canso de admirar esses paetês gigantes.

Esses modelos vazados são excelentes para aderir a onda das meias-calças. Reparou que a da esquerda é de bolinhas?
Pérolas nos pés?! Lindo, não?

Esse modelo da Chanel, além de vermelho, bicolor, tem pérolas no salto e na plataforma.

Até mesmo os babados podem ser usados nos pés.

Não aguenta mais ver roupas com tachas? Nos sapatos elas não cansam.
Podem vir em uma sandália ou no clássico scarpin.

Correntes são as novas tachas? Já foram incorporadas nos sapatos.

Sem falar que hoje em dia existem os mais diferentes tipos de saltos.

Confesso que não sou fã desses modelos diferentes, como esse da nova coleção do Raphael Young.

Mas, tem para todo tipo de gosto e imaginação.
Hoje, sapatos podem ser obras totalmente elaboradas.

Não poderia deixar de mostrar esse outro modelo com estampa Miu Miu, dessa vez com cachorrinhos e margaridas.
Agora a temperatura no Brasil vem caindo e estamos sendo inundados com todos os modelos de botas possívels: ankle boots, open boots, cowboy, montaria... haja espaço no closet e saldo na conta bancária.

Não podemos esquecer dos modelos over-the-knee, que eu já vi em várias revistas e sites, e sim, é presença nas ruas.
Eu não vou usar e não é por achar que vou parecer Julia Roberts, na fase street de Uma Linda Mulher, mas sim, porque não tenho altura suficiente e excesso de grossura nas pernas.
Se você tem pernas finas e isso a chateia com frequência, olhe a foto acima, e lembre-se que só quem tem pernas como as suas pode usar botas assim, diferentes, com elegância.

Mas, nem só de botas viveremos nesse inverno!
Os sapatos estilo oxford também farão nossa alegria.

Os modelos bicolores são lindos.

E se você não é gosta dos sem salto, há também os modelos com salto, até mesmo com meia-pata.
Tá... o post está enorme, e cadê as sapatilhas?!
Você é do tipo que acha que esses lindos sapatos sem salto só servem para visuais mais descontraídos? Repense sobre o assunto.

Mudança rápida de assunto: preste atenção nos turbantes! Eu não pretendo usar, coisa de quem cresceu assistindo Roque Santeiro, e na época, apesar de criança, resolveu adotar o visual de Viúva Porcina e saía na rua com um lação na cabeça feito de tule.
Mas, eu vi no meu querido I Want To Be a Roittefeld uma foto da musa Giovanna Battaglia usando um, e ela estava com Dolce e Gabbana, em Cannes, indo ao aniversário de Naomi Campbell.
Não duvide se aparecer em alguma nova coleção, ou se tornarem os "novos tamancos" da próxima estação.

Voltando as sapatilhas, elas são possíveis de usar mesmo no inverno, veja a neve na foto da direita.

Podem ajudar a compor um visual mais menina-moça, ou preppy, se preferirem chamar assim.

Podem ser usados com longos.
E podem sim, compor um modelito mais sexy.

Quando eu penso em sapatilhas eu lembro da famosa marca francesa, Repetto.

Na verdade, no modelo que a Repetto tornou marca registrada das francesas.
Eu tenho um modelo de verniz branco, que comprei em Paris (não na loja famosa) e que usei bastante para flanar por lá e me sentir uma verdadeira francesinha... na minha imaginação.

Mas existem váriso modelos possíveis, como esses de laço.

Oncinha...

Tachas...

Recortes...

E até com um saltico para quem não vive sem eles.

E claro, precisava mostrar o modelo Givenchy que serve de inspiração para várias marcas.
Para terminar, alguns modelos que não gosto.

Eu sou fã de meia-pata (aquela plataforma que vai na parte da frente do sapato).
Até me perguntou como é que eu conseguia sair na night e aguentar a noite inteira, antes da proliferação desse tipo de salto?!
Mas, como tudo na vida, é preciso de parcimônia, pois, em excesso como nos modelos acima, podem prejudicar todo o conjunto. Eu, por exemplo, mesmo com a minha altura, fico me sentindo um verdadeiro travecão.

Acrílico... não gostava antes e continuo assim.
Não me importa a marca, continuo achando feio.

Detesto tamancos, mesmo sendo um Chanel como o acima.

Ou esse Louis Vuitton.
Mas, é um problema meu, de quem tem pisada errada e que sempre que tentou usar qualquer tipo de tamanco, babuche... acabava sem um pé do sapato.
E vocês preferem saltos ou sapatilhas?

19 comentários:

Brenda Tavares disse...

A foto do primeiro par de sapatos, os pretos, os achei só que com so detalhes em dourado, em um mercado da Italia, paguei 25 euros kkkk!
Os de acrílico, Prada, estão tomando conta aqui, tem até a bolsa tb transparente com os detalhes no mesmo tom de azul, se ve tudo q tem dentro (tb ñ gosto, pode ser quem for Prada, Chanel, etc e tal, ñ gosto!).
Aqui entra verão e sai verão a moda é sempre das plataformas em cordinhas.... meu Deus!
Amei o amarelo, e o rosa envelhecido.

Kaira disse...

Eu uso sapatilhas todo dia, até porque andar de salto em obra não é tarefa fácil, mas nada como um bom salto pra transformar um look!

MANUPINK disse...

NOSSA! QUE POST!!!!!!!!!!!!!!!!! PERFEITO MERECEDOR DE VÁRIOS COMENTÁRIOS, TB SOU LOUCA POR SAPATOS, SÓ SALTO ALTO!!! SOU BAIXINHA 1.59, MAS MEU SALTOS SÃO MINHA VIDA! BJOKAS.

JAFA disse...

Menina, que post bom!!! Confesso que dificilmente desço do salto tb. Carrego uma sapatilha daquelas que a gente consegue até enrolar na bolsa para o caso de exagerar no tamanho do salto se vou ficar o dia todo fora, o que volta e meia acontece! E concordo com vc sobre os sapatos coloridos. Eles dão um super up no visual. Amo os rendados! Amo os cor-de-rosa! Tenho um cor-de-rosa com babadinhos, acredita? Mais feminino impossível. E não tinha reparado, mas, de fato, os meus pretos sempre tem algum detalhe! Tamanco, nem morta (ou volto pra infernizar quem os colocou em mim - já morta). O mesmo para aquelas botas de plataforma horrendas! Botas sempre... Enfim... sapatos são vício mesmo! Adorei as fotos... Bjn...

Sil Nascimento disse...

Brenda, nossa vc fez uma excelente aquisição! Para ser sincera, achei os sapatos caros na Europa (sendo de marcas famosas ou não). Quanto as transparências, se já virou febre ai, então nós aqui, primeiro vamos ver as fotos dai durante todo o verão, e depois, quando chegar o final do ano aqui, com certeza, inundarão as ruas por aqui! Bjs
Kaira, verdade, saltos não são para todas as horas e lugares. Mesmo quem não trabalha em obra, mas anda muito o dia inteiro, também não aguenta saltos no dia a dia. Mas, vc acertou, transforma qualquer visual. Bjs
Manu, eu sempre brinco, quanto menor a mulher, mais alto o salto..rs.. Só assim pra enfrentar a pouca altura com alegria, não é mesmo? Bjs

Renata Nogueira disse...

Oi Sil, já tava com saudades, viu?! Olha, eu gosto de tudo! Sapatilhas, oxford, botas, só não curto mesmo plataformas, aquelas mais antigas, sabe? Mas meus pés doem horrores com qualquer sapato, então, intercalo, um dia saltão, no outro um baixo! Bjs!

pat camargo disse...

Vejam minha situação. Tenho 1,79 e amo saltos!
O unico problema é que ultimamente ou vc encontra sapatilha ou saltos enoooooooormes e aí não dá. Fico travecão sabe!
Ano passado rodei todas as "barracas" de sapatos nos grandes magazines, Barneys, Bergdorf, Saks, todas as grifes só tinham os dois extremos, ninguem tinha um sapato ou uma sandália legal num salto 7cm ou 5 cm. Tudo era acima de 10cm.
Não consigo sair a noite de sapatilha apesar de amá-las. Acho que salto, alem de mais elegante, emagrece.
Comprei uma ankle em NY mas só consegui usar la pq por lá tem mulher alta de salto e eu não me sentia em cima de uma perna de pau.
Mas enfim, vou continuar procurando.
Não quero muito,só um sapato bacana, sem ser clássico mas com um salto usável!
Tô querendo demais?

Sil Nascimento disse...

Jafa, que bom que gostou do post! Essas sapatilhas de enrolar são uma ótima invenção, pois, para quem gosta de usar saltos no batente é uma boa solução é ter sempre uma sapatilha para os momentos em que se tem de caminhar muito ou quando os pés pedem um descanso. Viu, é só olhar no armário para ver que mulher gosta de cor! Eu tenho um sapato bicolor preto e rosa antigo, que amo! Tamanco e bota pata de bode (elefante, sei lá) também nem morta! Bjs
Re, espero voltar ao ritmo e publicar pelo menos 1 post por dia! Eu amo quando vc posta suas aquisições! Sempre gosto das suas escolhas! E realmente, a saída é ter uma sapatilhas sempre por perto! Bjs
Pat, você está certíssima, os saltos estão cada vez mais altos e quando não são agulhas, ainda vem acompanhados de meia pata. Vou lhe falar, que não são só nos grandes magazines não, mesmo nas lojas daqui, tipo Shoestock, Schutz, Studio TMLS os estão cada vez mais altos. Para quem tem minha altura, não há problema, mas imagino que pra vc não é facil. Se você não consigue sair a noite de sapatilhas, imagina eu..rs..Bjs e se eu achar algo que entender que lhe agrade, pode deixar que aviso!

Alee Rocha disse...

Você tem noção de que esse post é uma verdadeira orgia, né?
afff quanta imagem linda.
Eu tenho um post sobre sapatilhas aqui que venho adiando a publicação ha dias. vou colocar para entrar durante a semana.
E acho que que sapato coloridos ficam horrendos quando vem numa produção monocromática, brega demais. Sapatos coloridos merecem ser a estrela do look.
Botas, não são possiveis na minha região e não sou fã delas porque sou NANICA e uma bota com cano de 50 cm ocuparia 33% do meu corpo.
Então, sobre a sua pergunta:
Eu amo os dois, saltos altos e sapatilhas e odeio o salto médio e saltinho 4 cms que fazem toc, toc.
Pra mim ou é salto zero, tipo a sapatilha branca com preto aí de cima, Ou é salto alto de 10 cm em diante, e se tiver meia pata melhor ainda, ajuda no equilibrio, e distribui o peso do corpo por todo o pé.
DROGA DE VIDA: vou sonhar com esse scarpin de renda até a minha restituição do imposto de renda sair.

Brenda Tavares disse...

Menina minha cunhada me ensinou a fonte, podemos comprar nos outlets, na época dos "saldi" (depois do dia 6 de janeiro pra coleção inverno e acho q agosto ou julho, pra coleção verão), ou em mercados pagando muitooooooo menos! Já cheguei a pagar 4 euros em um par de sapatos, que até hoje não acredito!!

Sissi | www.commode.com.br disse...

Sil, to quase querendo imprimir seus posts. Rs... Explico: eles são tão ricos de informações e parece tanto uma conversa de amiga, que me dá vontade de deitar, acender o abajour e ler com a calma que leio revistas. Adoro.

Admito que já tive tênis de saltão e já passei, ops, passo por muitas fases. Apesar de até ser relativamente alta, já tive a minha época de (quase) só usar salto. Depois pra sapatilhas. E agora to quase num equilíbrio entre os dois.

Eu só sou diferente de vc em duas coisas.
A primeira é que eu adoro um sapato preto básico e maravilhoso a la Ferragamo.
E a segunda é que pra mim comprar sapato não é tão fácil pq muitas vezes sofro com os meus anormais 40.Rs...

Eu to pra preparar um post sobre saltos como a pat pediu! Logo, logo entra!

Bjocas, querida, adorei!!

mood.board disse...

Ai Sil, já estava sentindo falta dos teus posts.
Que bom que voltou com um bem grandão!! kkk
Adoro ler cada palavrinha!! Muito bom.
Eu, quando comecei a comprar sapatos, também só buscava por sapatilhas. Depois de muitos anos comecei a ir atrás de saltos (muito altos por sinal, pois só tenho 1,62m). Adoro até hoje sapatilhas, mais não deixo de usar um salto quando tenho vontade ou quando a ocasião manda.
Amooo sapato amarelo (apesar de não ter nenhum), e adoro azul e roxo nos pés.
Quem sabe um dia não terei uma bela coleção!!
Beijos e ótimo post. Como sempre né?!

=****

Sil Nascimento disse...

Alee, bem vindo ao meu mundo! Também estou sonhando com aquele sapato de rendas! Eu amo saltos e sapatilhas, e parei para pensar um pouco e eu também não sou muito fã de saltos baixos..rs de 4 cm. Concordo com vc, meia pata ajuda e muito a se usar salto! Publica logo o post das sapatilhas! Bjs
Brenda, vc sempre tem dicas ótimas da Itália! Eu conheço o Castel Romano, achei a loja da Burberry de lá, melhor que do outlet de Paris (La Valleé Village). Só pra constar, amo outlets..rs
Sissi, obrigada pelos elogios! Amei! Tenis de saltão?! Seu passado lhe condena..brincadeira!
Pois é, vc é fã daquela sapatilha preta Ferragamo? Não achei nenhuma foto decente, mas, acho que se fosse aquela, eu compraria mesmo sendo toda preta..rs Ou uma Chanel bicolor (acho um sonho). Sapato 40? Difícil né? Vc já comprou na Eurico? Rs.. Estou esperando seu post! Bjs
Alê, obrigada meeeesmo pelo comentário! Então, se vc sempre gostou de sapatilhas mesmo sendo mais baixinha que eu..rs..significa que vc sempre foi muito resolvida com sua altura (momento psicóloga)! Eu também amo sapatos azuis e roxos! Inclusive, tenho uma sandália de festa de fitas de cetim totalmente colorida! Bjs

Erinha disse...

Nada melhor do que sapatos!

Sil Nascimento disse...

Erinha, verdade, nada melhor mesmo! Bjs

thαyпα silvα disse...

Saltoos , perfeitoos
ameei *------*

Sil Nascimento disse...

Thayna, realmente, a maioria dos saltos que postei são daqueles que me fazem suspirar. Bjs

Ana Gervazoni disse...

Eu sou LOUCA por qualquer tipo de sapato! No dia-a-dia, uso sapatilhas, mas os saltos são mesmo algo que transformam e inspiram qualquer mulher! Ultimamente estou com uma quedinha por esses com estampas da Miu Miu =) !

Sil Nascimento disse...

Ana, sapatos são uma verdadeira paixão para nós mulheres, não é mesmo? E eu acho que estamos todas derretidas pelas estampas Miu Miu. Bjs